segunda-feira, 2 de junho de 2014

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para alunos com TGD.

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para alunos com TGD.



Tecnologia Assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente inclusão. (Schirmer,2007,p.31)
A Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca, então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via de expressão e compreensão...
Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de idéias), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar seus questionamentos, desejos, sentimentos e entendimentos.
Aqui temos um exemplo de um calendário que demonstra a rotina de uma criança.

Outro recurso que normalmente consegue prender a atenção das crianças são os Softwares Educacionais com jogos de estimulação cognitiva.


Cada atividade desenvolvida dependerá de uma avaliação prévia do aluno.
As atividades selecionadas podem ser utilizadas em sala de aula, em casa após orientação da família, e no AEE. As pranchas de Comunicação e os jogos de estimulação cognitiva são recursos que devem estar presentes como mais uma opção de trabalho com esses alunos.

3 comentários:

  1. Elisângela todos esses recursos apresentados por você aqui no blog são importantíssimos para as pessoas que apresentam TGD, e a tecnologia assistiva veio para proporcionar a essas pessoas uma forma de comunicação e participação nas atividades escolares.

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  2. Realmente Elisângela a comunicação Alternativa vem ajudando muito as crianças, não só as com TGD mais em relação as outras deficiências também, pena que muitos educadores ainda não tem consciência ou conhecimento destes recursos, mais acredito que através dos avanços que vão ocorrendo isso será divulgado cada vez mais.

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  3. Ótimo texto e imagens sobre Autismo Elisângela! Você como sempre capricha em suas postagens, parabéns!

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