Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para alunos com TGD.
Tecnologia
Assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal
de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar
habilidades funcionais de pessoas com deficiência e,
consequentemente, promover vida independente inclusão.
(Schirmer,2007,p.31)
A
Comunicação Aumentativa e Alternativa –
CAA é uma
das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou
em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em
falar e/ou escrever. Busca, então, através da valorização de
todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos
próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via de expressão
e compreensão...
Recursos
como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia
gráfica (desenhos representativos de idéias), letras ou palavras
escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar seus
questionamentos, desejos, sentimentos e entendimentos.
Aqui
temos um exemplo de um calendário que demonstra a rotina de uma
criança.
Outro
recurso que normalmente consegue prender a atenção das crianças
são os Softwares Educacionais com jogos de estimulação cognitiva.
Cada atividade desenvolvida dependerá de uma avaliação prévia do aluno.
As atividades selecionadas podem ser utilizadas em sala de aula, em casa após orientação da família, e no AEE. As pranchas de Comunicação e os jogos de estimulação cognitiva são recursos que devem estar presentes como mais uma opção de trabalho com esses alunos.
As atividades selecionadas podem ser utilizadas em sala de aula, em casa após orientação da família, e no AEE. As pranchas de Comunicação e os jogos de estimulação cognitiva são recursos que devem estar presentes como mais uma opção de trabalho com esses alunos.
Elisângela todos esses recursos apresentados por você aqui no blog são importantíssimos para as pessoas que apresentam TGD, e a tecnologia assistiva veio para proporcionar a essas pessoas uma forma de comunicação e participação nas atividades escolares.
ResponderExcluirRealmente Elisângela a comunicação Alternativa vem ajudando muito as crianças, não só as com TGD mais em relação as outras deficiências também, pena que muitos educadores ainda não tem consciência ou conhecimento destes recursos, mais acredito que através dos avanços que vão ocorrendo isso será divulgado cada vez mais.
ResponderExcluirÓtimo texto e imagens sobre Autismo Elisângela! Você como sempre capricha em suas postagens, parabéns!
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